sábado, 12 de novembro de 2011

resenha: Written on the body, Jeanette Winterson


Written on the body (1992), é uma das primeiras obras da escritora e jornalista inglesa Jeanette Winterson. Lésbica, Winterson dedicou grande parte da sua carreira a tratar de temas geralmente ignorados pela literatura de massa. Autora premiada de ícones da literatura queer como Oranges are not the only fruit e Sexing the cherry,Winterson se demonstra possuidora de uma sensibilidade ímpar e um talento inequívoco para a palavra.

Written on the body é uma história sobre amor, perda, e a possível reconquista do amor. Estilisticamente inovador, prosa e poesia se fundem para formar reflexões ora patentemente óbvias, ora surpreendentes. À primeira vista o livro pode parecer denso, ou mesmo cansativo, mas a maneira fluida com que sua imagética vai sendo construída, assim como o apelo universal do tema, contribuem para que a leitura seja prazeirosa. Confesso que li as 190 páginas em uma única sentada, incapaz de deixar de virar uma após outra.

O livro segue a ótica de uma protagonista de sexo indefinido e sua descoberta do amor. Semelhante a uma carta de amor, a narrativa oscila entre o surreal inflamado e o concreto desesperador conforme os desenvolvimentos na história pessoal da protagonista. Carregado de sensualidade o livro ultrapassa dicotomias como homem/mulher ou corpo/sentimento. Utilizando metáforas anatômicas, quase escatológicas, Written on the body tenta responder uma pergunta:

Por que é a perda a medida do amor?”

Interessante, bonito, e impiedoso, Written on the body, certamente cativará todo aquele leitor que já tiver acreditado amar. Surpreendentemente honesta, a obra demonstra como a literatura não precisa ser difícil para ser bem escrita. Definitivamente, um “livro para se ler antes de morrer”.

Para interessados: Written on the body, em português, Inscrito no corpo, foi publicado no Brasil pela editora Rocco e pode ser encontrado por cerca de R$20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário